iPod Shuffle

Salve amigos!

Como eu tinha falado no post anterior, um dos gadgets que eu trouxe das minhas andanças pelas terras estadunienses foi um iPod Shuffle, o "caçulinha" dos produtos da Apple.

O iPod Shuffle é basicamente um player de música bem feito. Recentemente a Apple lançou o iPod shuffle de 2gb por US$69,99, além de baixar o preço do de 1gb para 49,99. Comprei logo o de 2gb, pois não terei outra oportunidade dessas nem não cedo.

Em termos de hardware é impecável

Analisando o aparelho mais minuciosamente, percebe-se que, apesar de ter o funcionamento super simples, ele é muito bem acabado.

Sua superfície é de alumínio escovado e é uma peça inteira, ou seja, se cair no chão ele não tem como abrir em um milhão de pedacinhos.É muito leve e pequeno, e além dos botões de volume, navegação e de tocar/pausar a música, ele possui mais dois botões: o de ligar e o botão de tocar músicas em ordem ou em modo aleatório.

O iPod também possui um prendendor, o que permite levá-lo preso à camisa, short, ou na alcinha por onde se passa o cinto da calça. Praticamente um acessório de moda :-P. Algo muito simples, mas útil pra caramba, pois reduz a quantidade de coisas nos seus bolsos. É algo que deveria ser imitado mais pelos concorrentes, diga-se de passagem...

Outra coisa que chama a atenção e não se vê em outros tocadores de mp3 mais populares é que ele se conecta ao pc utilizando a mesma entrada que o fone se conecta.

Falando no fone, ele é excelente também. O fio não é curto demais e aparenta ser bem resistente (apesar de que não vou colocá-lo a prova). Uma coisa que eu percebi e achei interessante é que se por acaso o fone desconectar por algum motivo, o player para a exibição da música imediatamente, colocando-a em pause.

Não cheguei a ver quanto dura a autonomia da bateria, mas já escutei mais de 10 horas de música direto e a bateria não chegou ao fim.

Algumas pessoas falaram que a falta de um visor é uma desvantagem, pois você não sabe qual a música que está tocando. Mas eu não concordo, pois como fui eu mesmo que coloquei as músicas no aparelho, é óbvio que sei quais são! Só quero algo pequeno e que toque as músicas que quero ouvir, e isso ele cumpre muito bem. Contudo, devo concordar que é muito ruim procurar uma música em particular dentre todas que você colocou. Enfim, nada pode ser perfeito.

Em termo de software, desaponta um pouco

Bom, como todos devem saber, uma das formas que a Apple usa para ganhar dinheiro com estes aparelhinhos é a venda de músicas[bb] através de iTunes, que também gerencia as músicas contidas dentro do iPod. Nada contra isso, acho totalmente válido.

Meu problema é o fato do iTunes não existir para o meu sistema operacional, o que poderia ser um grande impecilho para a compra do tocador mp3. Mas mesmo assim resolvi arriscar pois sei que existe uma vasta gama de softwares nativos do Linux que permitem gerenciar as músicas do iPod.

Pois é. Não teria problema, se meu iPod não fosse de uma nova geração, e os programas que eu testei (são eles: Exaile, Rhynthmbox, Hipo, Floola) não estavam preparados para ele, pois a forma como a base de dados dele era construída mudou. Alguns até danificaram o firmware, o que me obrigou a reiniciar no Windows para consertá-lo no iTunes.

Também executei o iTunes pelo Wine, e instalou sem problema nenhum. Contudo o iTunes é um software que funcionou lento até no Windows, com 4gb de RAM, e no Wine ele ficou quase inutilizável. E quando ele não detectou o iPod conectado ao pc, desisti de vez do mesmo.

A solução tardou um pouco, mas não falhou. Além do mais se mostrou muito mais prática que utilizar qualquer outro programa de gerenciamento.

A solução simples: iPod Shuffle Database Builder

A solução que encontrei foi utilizar o iPod Shuffle Database Builder. Um pequeno script em Python que faz exatamente o que seu nome sugere.

Sua utilização é super simples, mas primeiro é necessário conectar o iPod ao iTunes ao menos uma vez, para que o mesmo seja formatado para a recepção de dados e seu firmware preparado. Não é necessário copiar nenhuma música.

Depois, faça o download do script rebuild_db.py e armazene-o na raíz do iPod. Copie suas músicas para o aparelho normalmente, utilizando o Nautilus, Konqueror, Windows Explorer, o que seja.

Finalmente, simplesmente execute o script (pode ser feito pelo Nautilus dando um duplo clique sobre o arquivo e escolhendo a opção "executar"). Ele irá gerar a base de dados, e também um arquivo de log, que você pode conferir se tiver alguma dúvida da eficiência ou algum problema.

Depois disso basta remover o iPod e sair por aí ouvindo suas músicas prediletas.

O melhor de tudo é que o script também funciona no Windows, mas é necessário ter o Python instalado. A comunidade disponibilizou um rebuild_db.exe para facilitar o trabalho.

A compra vale a pena?

Depende. Se você quer um player pequeno, funcional e tem como comprar no exterior. Sim, vale muito a pena.

Contudo, comprando no Brasil ele perde muito do seu charme, devido ao preço inflacionado pelo hype. Em uma loja aqui da cidade, presenciei o iPod de 1GB por meros 350 Reais! Caro demais para qualquer player mp3. É claro que na internet você encontra preços muito mais acessíveis[bb], mas ainda assim, preços caros, na minha opnião.

Comentários

iPod Shuffle s...
Karlisson

Muito obrigado... Salvou a minha vida! :D

Eu tentei Amarok e Rhythmbox...não deu.

Abraço.

Tiago Celestino

Não sei se existe uma opção para o Linux, mas uso o Winamp para gerenciar as músicas no iPod shuffle. Uma coisa que é irritante no shuffle é que, quando você utiliza o iTunes (no Windows), se você não tiver as músicas na sua biblioteca, automaticamente suas músicas são deletadas, por isso recomendo usar qualquer outro programa para gerenciar o shuffle. :)

Guilherme Garnier

No Linux eu uso o gtkpod. Ele tem uma interface semelhante ao Rhythmbox, e, pelo menos no Shuffle mais antigo, funciona muito bem.

Bruno

primeiramente parabens pelo seu site neah?

vlw msm velho meu ipod tava com apenas umas 70 musica.. i como nao funiconava pelo itunes i nem resetava.. eu tinha que fica mudando as msc.. tp copiando os nome i trocando as musica mais deixando os nome intende? iheaiuhea era muito xato mais isso me ajudo muito !! agr posso troca sem
enxeção !! yuhul vlw velho abraço pelo trabalho..=D

Anônimo

ganhei um ipod só q não sei usar...me ajuda beijos

amandinha

oi ganhei um ipod shuflle de 1gb mais naum sei que progama que se istala para baixar musica !!pois deis de uqnado ganhei ele esta sem musica !me responda pliz !

Bruno G.R.

Amigo, eu uso Windows, intão só de eu colocar o rebuild_db.exe na raiz do Ipod e executar ja vai dar certo? Ou mesmo com o exe eu preciso instalar o Python? Obrigado.

graziela

Tenho um iPod shuffle,porém não sei como colocar esse "itunes" pois vc mesmo diz acima que é muito lento...o que devo fazer??? help!!!!

Diogo

-.-, o meu ipod diz que nao tenho musicas e nao dá para ouvir mas eu tenho musicas guardadas no ipod e aparece a luz amarela e verde quando carrego para reproduzir, mas eu tenho musicas guardadas , que faço nesta situaçao? xs

diogo

responda rapido sff, comprei-o á pouco tempo -.-.

Brasileiro

Nossa! Fiquei admirado pela perfeiçao (ou quase) da sua linguagem brasileira no idioma português. A começar pelo titulo do topico USANDO UM I-POD SEM UTILIZAR O I-TUNES (emprego impecavel dos verbos USAR e UTILIZAR).

Você deve ser um exemplo para a grande maioria dos brasileiros que nao sabe se expressar corretamente em português. Raros brasileiros sabem distinguir o EMPREGO dos verbos USAR e UTILIZAR.

Gostei também do emprego do "estadunidense" para os cidadaos dos Estados Unidos, pois "americanos" somos todos do Alasca até a ponta de Terra do Fogo, passando pelas Antilhas Francesas e as outras ilhas caribenhas.

Eu tenho certeza que você deve falar inglês perfeitamente assim como outras linguas estrangeiras, pois no português jà se nota esse esmero no vocabulario e na gramatica.

Parabéns, é tao raro isso na midia citadina da rede mundial (da net).

Wellington

edson yamada

ai kr veio só pra criticar local errado procura sua turma pois aqui na net não lugar sujeitinho metido a intelekitual so pq sabe mais fds vc ah também é raro ver um carinha metido a besta lintekqtuar, ta fim da aula vai procurar trampo ou baito na rua , parabéns pela babaqç na net

Fernando

Brother... Eu comprei um Ipod shuffle e segui as instruções tuas... deu certo em partes pq algumas musicas das que eu passo não vao... não sei qq rola, ai tento por itunes ele diz q ta sincronizando mas nao transfere a musica... to ficando loco ja!

Monica

Gentee acabei de ganhar um I pod mini ..e não entendo patavinas de nada!! me add no msn que pode me ajura !! Obrigadaaaa!!!

monica_tito-@hotmail.com

rafa

Para passar musica para o ipod shuffle precisa ter instalado o itunes no seu computador?não pode simplesmente conectar ao computador e colocar as musicas la dentro como qualquer outro tipo de tocador musical?

Anônimo

GENTE POR FAVOR ME AJUDEM! EU COMPREI UM IPOD SHUFFLE E BAIXEI O ITUNES, NA PRIMEIRA VEZ QUE TESTEI CONSEGUI COLOCAR TODAS AS MÚSICAS QUE QUERIA, MAS AGORA EU QUERO COLOCAR OUTRA MAIS E NÃO CONSIGO! O ITUNES É MUITO COMPLICADO! POR FAVOR SE ALGUÉM SOUBER COMO EU FAÇO PARA COLOCAR NOVAS MÚSICAS ME DIGA POR FAVOR!!

Gabrielly

comprei um ipd apple
e nao consigo colocar
musica nele, nao consigo baixar itunes.
o q eu faço?

GG

Beleza garoto!! tava frustrado de ter que usar o pesado e demorado itunes... me salvou a patria!!!

danyelzynho

Como colocou musicas no ipod shuffle......eu colocou musicas mais nao toca nao sei o que fazer mais..........explique me?

Junim

Opa meu brother bllz ?
tipo como faço com itunes -eu coloco o programa dentro do ipod é ? ou eu estalo ele no pc ? poxa e muito complicado mexer com ipod mi explica direitinho ai pra mim colocar musica no ipod shuffle por favor ?! abrs

Carolynne

olá
eu ganhei um iPod Shuffle, instalei o iTunes...conseguí enviar as músicas e etc
mas no momento em que vou escutar minhas músicas, ouço um som robótico ou o som de instrumentos e a segunda voz estão sempre com o volume maior que a primeira.
consegue me entender?
não sei se o problema está com a equalização
já tentei de tudo e não consigo resolver isso.
você poderia me ajudar???
por favor
aguardarei respostas :)
obrigada

Hanzo

ainda bem que hoje,bom pelo menos o meu tem o botão do voice over assim você o iPod fala o nome das musicas.

terezinha

por gentileza, alguem sabe como eu faço pra usar o ipod shuffle no linux? obrigada

victoria

Faço tudo certo, mas quando vou ouvir, as musicas nao tocam. A “voz do ipod” manda eu utilizar o Itunes pra sincronizar e tal.
Segui todos os passos. Primeiro nomeei com o Itunes, ativei como dispositivo de massa. Copiei as musicas no ipod, depois rebuild_db.py no ipod e executei. ok.
Mas quando fui ouvir, o Ipod tava como se tivesse vazio.
Helppppppp!

marciasn1961

Ótimo youtube que ensina passo a passo como fazer. Funciona perfeitamente! (:

http://www.youtube.com/watch?v=SyMYzqNKA5Y

Lucas

Boa tarde
comprei 2 ipods shuffle (o último lançamento que teve) e consegui baixar musicas, etc.

Gostaria de saber o seguinte:
Como faço para copiar (ou transferir) algumas musicas de um ipod para o outro ?

porque tem musicas diferentes e eu queria passar para um e pegar algumas do outro.

obrigado, Lucas

Regiane Broto

eu tenho um ipod shuffle ,baixei i itunes...só q ele não toc

Regiane Broto

eu tenho um ipod shuffle ,baixei i itunes...só q ele não toc

felipe accioly

NÃO FAÇAM ISSO!!! Fiz o que foi mandado e agora meu ipod não funciona mais. O pc não reconhece quando eu conecto o Ipod. Fi dun.. égua!

Comentar